terça-feira, 23 de outubro de 2007

TV Digital

Uma possível forma ideal de convergência
Atualmente, estamos diante de uma fase de convergência de mídias onde há uma interação entre vários meios como: a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede.


Segundo o site http://www.teleco.com.br/, a diferença entre a atual TV aberta e a TV didital acontece porque a primeira é "transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utiliza canais analógicos com largura de banda de 6 MHz". Já na TV digital "a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de frequências disponível".

Vantagens da TV Digital

Esse novo tipo de trasmisssão possibilitará vantagens as telespectador, entre elas estão: uma melhor qualidade de imagem e áudio, mais canais de televisão, acesso a informações extras através de um menu de programação das redes, gravação de programas e, o mais importante, ela pode gerar uma "interação do usuário com a emissora, através de um canal de retorno via linha telefônica por exemplo, possibilitando a este votar ou fazer compras". (http://www.teleco.com.br/)

É essa possibilidade de convergência de mídas que produz tanta espera e curiosidade pela TV Digital. Já que, qual lugar seria mais ideal para agrupar as várias mídias como: rádio, televisão, jornal, revista e internet de uma única vez, do que não a própria televisão?

Com esse novo modelo de implantação os brasileiros poderão (assim como os japoneses já fazem), em um futuro próximo assistir ao seu programa favorito, ouvir música, ver o jornal, entre várias outras coisas. Um verdadeiro sonho da modernidade, onde, cada vez menos temos tempo de realizar todas essas atividades.

O Brasil já decidiu pelo modelo japonê, chamado de ISDB, para adotar em todo o país. Mas para que a TV digital seja implementada aqui no país, primeiramente, o telespectador terá que escolher alguma dessas resoluções: "continuar a receber a TV aberta da forma atual utilizando a sua TV analógica; adquirir um conversor (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV; ou adquirir uma TV nova que já incorpore o conversor". (http://www.teleco.com.br/)

Ou seja, na realidade os empecilhos entre essa tão falada TV digital e nós não é grande, portanto, após a implantação ela deve ser rapidamente difundidada pelo país, pois, afinal, quem quer ficar de fora de algo tão promissor e teoricamente, ideal. Agora, resta-nos conhecer na prática.

Sabemos que mesmo com esses esclarecimento e com as várias discurssões sobre esse assunto, muitos ainda possuem dúvidas sobre a TV Digital. Por isso disponibilizamos o site http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/10/22/315147497.asp que contém respostas para as dez questões mais comuns sobre TV Digital.

Fonte:

Material disponível no site http://www.teleco.com.br/ Consultado em 21.10.2007.

Material disponível no site
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/10/22/315147497.asp Consultado em 21.10.2007.

Nenhum comentário: