segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Mundo Unifor

Incentivando a pesquisa
O evento Mundo Unifor, realizado pela Universidade de Fortaleza - Unifor, está em sua terceira edição tendo como temática principal “A Educação e o Capital Social”.






Realizada durante os dias 1 a 6 de outubro de 2007, esta terceira edição do Mundo Unifor será composta por 16 eventos distintos, entre eles estão, palestras com grandes profissionais de áreas diversas, minicursos, feiras, exposições, competições esportivas, prestação de serviços de saúde e jurídicos à comunidade, além de vários encontros de apresentação de trabalhos científicos.

Segundo informações do site da Unifor, esses encontros visam promover aos alunos, recém-ingressos e veteranos, a oportunidade de mostrar à comunidade sua produção científica, além de possibilitar uma interação entre estudantes de várias instituições de ensino superior. Álém dos alunos, pessoas já graduadas e mesmo pós-graduadas também poderão mostrar seus artigos e mais recentes estudos.

Entre os vários encontros, um dos mais procurados pelos alunos é o de “Iniciação à Pesquisa”, que está em sua XIII sendo promovido pela Unifor e coordenado pelo Professor Paulo Cezar Barbosa.

No Encontro de Iniciação à Pesquisa, alunos dos 5 centros de conhecimento da Unifor, além de estudantes de outras universidades, apresentam trabalhos científicos através da exposição de painéis.

Um dos trabalhos representantes do Centro de Ciências Humanas (CCH), mais especificamente do curso de Publicidade da Unifor, foi a pesquisa intitulada “O Jogo da Agência: o resgaste do lúdico para o ambiente universitário”, dos alunos Fernanda Porto e Daniel Moro Iglesias, orientado pela professora Alessandra Marinho Bouty.

Neste trabalho os estudantes desenvolveram o Jogo Agência, que segundo Fernanda consiste em "um tabuleiro criado como forma de resgatar o lúdico para o ambiente universitário e estimular a fixação dos conteúdos aprendidos ao longo do curso de Publicidade e Propaganda". Como fundamentação teórica foram utilizados conceitos extraídos de Piaget, Chateau e Huizinga para defender a importância do jogo, tanto como ferramenta de aprendizagem, como de interação social.

A identidade visual do jogo foi construída a partir de pesquisas de materiais já existentes no mercado e colocando em prática princípios de design, de harmonia cromática e de produção gráfica. No decorrer do jogo o aluno deve responder perguntas relacionadas a profissão do publicitário. Para a elaboração das perguntas, dividiu-se em cinco grupos os principais setores de uma agência de publicidade e propaganda: Atendimento e Planejamento; Criação; Mídia; Rádio, TV e Produção Gráfica; Variedades (curiosidades). Dessa forma, o jogador irá passar por todos os grupos através de um caminho a ser percorrido no tabuleiro.

Quanto à aplicação do jogo, o aluno Daniel Iglesias espera que "esse material seja uma ferramenta útil para os professores fazerem uso dentro das salas de aula, favorecendo um diálogo com os alunos".
Fonte:
Site da Unifor

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