terça-feira, 6 de novembro de 2007

Coleta seletiva em Fortaleza

O ato de fazer a coleta seletiva do lixo é um dever de todos
Mesmo com todas as campanhas e avisos, os fortalezenses continuam sem realizar a coleta seletiva do lixo




Segundo dados de 2007 do IBGE, a cidade de Fortaleza já possui mais de dois milhões e quatrocentos mil habitantes sendo a quinta maior capital do país. Esse crescimento populacional também provoca um aumento de pessoas comendo, bebendo, enfim, utilizando vários tipos de materiais que, em grande parte, virarão resíduos. Mas mesmo assim, os fortalezenses continuam sem se preocupar em fazer uma coleta seletiva de lixo.

Segundo o site http://www.lixo.com.br/, coleta seletiva de lixo é "uma alternativa ecologicamente correta que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado. Além disso o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais".Segundo informações retiradas do site da Coelce, "Fortaleza tem a geração de aproximadamente 4 mil toneladas/dia de Resíduo Urbano, com implicações e impactos negativos ao meio ambiente, conhecidos e com ações dos poderes públicos e setores organizados da sociedade, mas sem um efetivo sucesso e com uma solução operacional satisfatória".

Como exemplo de coleta seletiva de lixo, falaremos do Programa Ecoelce, um projeto de iniciativa da Coelce que visa à troca de qualquer lixo reciclável por um bônus na conta de energia. Nossa próxima matéria falará mais sobre esse projeto.

Fontes:
Informações disponíveis no site da
Coelce. Consultado em 03.11.2007.
Informações disponíveis no site
http://www.lixo.com.br/. Consultado em 03.11.2007.

Nenhum comentário: