segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O que é um Portal?

Centralizando um mundo de informações
Diariamente navegamos por inúmeros portais, muitas vezes sem mesmo nos aperecer em que consiste esse tipo de site. Mas parando um pouco para pensar, o que caracteriza um portal, o que um site tem que que (con)ter para que possa ser considerado um?

Segundo J. B. Pinho (2003, p.122), "o conceito de portal, relacionado com a internet, nasceu no começo de 1998, para designar os sites de busca que, além dos diretórios de pesquisa, começaram a oferecer serviços de e-mail gratuito, bate-papo em tempo real e serviços noticiosos".

Mas de acordo com o autor, esse conceito já foi alterado nos dias atuais. "Hoje os portais são entendidos como todo e qualquer site que sirva para a entrada dos entendidos como todo e qualquer site que sirva para a entrada dos usuários na World Wide Web, a primeira parada a partir da qual os internautas decidem os passos seguintes na rede mundial" (Pinho, 2003, p.122).

Atualmente, existem vários tipos de portais, entre eles, os que mais se destacam são os de informações empresariais e os de gerenciamento de conteúdo. O primeiro tem como objetivo principal a solidificação de uma vasta quantidade de informações. Os navegantes desse tipo de portal, usualmente, não participam como autores dessas informações, mas sim como consumidores dessas. Um exemplo de portal de informações empresariais é o site da Yahoo!, pois fornece dados atualizados de instituições financeiras, previsão do tempo e outras fontes de todo o mundo.

Já o segundo tem como finalidade melhorar o acesso e o compartilhamento de informações. Nesse tipo de portal existem recursos de auto-publicação que permitem que os usuários finais publiquem e compartilhem qualquer tipo de documento ou conteúdo da Web com outros usuários, mesmo aqueles que estão geograficamente dispersos.

Enfim, os portais são como um centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também para fora, da empresa criadora do portal.

Para a construção de um portal é recomendável utilizar ferramentas de para criação de conteúdo em vez dos usuais editores de html. A grande vantagem na utilização dessas ferramentas é que, na maior parte dos casos, elas possibilitam a troca de templates (modelos de página) sem que o conteúdo e a sua disposição no site sejam modificado; sendo alteradas somente a aparência.

Fonte:

PINHO, J. B. Jornalismo na Internet: Planejamento e Produção da Informação On-line. São Paulo: Summus, 2003.

Nenhum comentário: