quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A evolução do Diário virtual

Blog: do dia-a-dia pessoal ao cotidiano público
Como o blog, que começou como um jornal diário, tornou-se um dos meios mais utilizados e poderosos de informação.


Criado com o intuito de ser um inocente diário virtual, o blog mostrou o seu potencial e virou uma das ferramentas mais usadas para divulgar informações, sejam elas jornalísticas ou de comunicação interna ou externa em uma empresa.

Em um blog qualquer pessoa pode postar (no “bloguês”, esse é termo usado para dizer que o texto foi publicado) textos, fotos, vídeos e animações sobre qualquer assunto. Talvez seja por esse grande variedade e quantidade de assuntos que podem ser abordados, que Denise Schittine (2004, p.186), em seu livro “Blog: Comunicação e escrita íntima na internet”, afirma que “é essa estranha mistura que torna tão difícil a definição do estilo de texto do blog”.

Mas mesmo não sabendo especificar qual é a extamente a linguagem de um blog, a escritora afirma que uma de suas características principais é o uso de uma “escrita mais informal, em tom de diálogo”, pois desta forma os blogueiros (os usuários dos blogs) conseguem manter uma conversação com os internautas, fazendo com que estes se interessem pelo blog.

Com essa vasta e fácil possibilidade de informar algo, o blog passou a ser bastante utilizado em ocasiões que nem se imaginava, por exemplo, quando ocorreu o ataque terrorista de 11 de novembro de 2001, ao World Trade Center, em Nova Iorque. Há 6 anos atrás, já existiam blogs, mas nesta ocasião ele começaram a ser utilizados como algo que ia além de meros diários do dia-a-dia.

Nos blogs, pessoas que vivenciaram de perto a tragédia puderam relatar os fatos nos mínimos detalhes. Como relata Schittine (2004, p.158), “os diaristas virtuais, donos de suas páginas pessoais, tinham, pela primeira vez, a oportunidade de veicular uma notícia antes mesmo que os meios de comunicação tradicionais conseguissem fazê-lo. Mas transmitiriam essa notícia de uma forma diferente, impregnada de suas impressões, seus medos e seus comentários sobre o acontecimento”.

Essa rapidez na divulgação mostra também a facilidade no manuseio do blog e sua grande velocidade de atualização, já que, basta apenas escrever e postar, além da sua outra grande vantagem: a gratuidade. Sim, você pode fazer seu blog agora mesmo e de forma gratuita, veja alguns dos sites que possibilitam essa sua inclusão no mundo ativo das notícias:

Weblogger (em português);BliG (em português);Pop Blog (em português);Blog-se (em português);My 1 blog (em português);Pitas (em inglês);Diaryland (em inglês);LiveJournal (em inglês);The Open Diary (em inglês);Xanga.com (em inglês);Blog Studio (em inglês);WebCrimson (em inglês);
Blogsome (em inglês).


Mas é claro que essa nova possibilidade de qualquer pessoa poder atuar como repórter até hoje gera várias controvérsias quanto à credibilidade do chamado blogjornalismo. Pois alguns alegam que jornalista tem de passar pela faculdade e ter diploma para atuar como produtor de notícias, já outros acham que seria ótimo que todos pudesse escrever suas notícias sem ter “o rabo preso” com nenhuma empresa (acordem e lembrem-se que é isso que os jornais são).

Discussões à parte, a raealidade é que o blog continua mais atuante do que nunca, inclusive dentro de empresas. Essa nova modalidade de blog foi nomeada de blog corporativo, uma ferramenta que funciona como uma espécie de sistema interno (também pode ser externo) de comunicações da empresa.

Para quem quiser conhecer alguns exemplos de blogs jornalísticos e blogs corporativos, alguns links se encontram logo abaixo.

Saudações Blogueiras (no caso, jornalísticas).


Exemplos de blogs jornalísticos
- Blog do Noblat;- Blog do Mino Carta.


Exemplos de blogs corporativos:
-
Blog da Construtora Tecnisa;- Blog do George Foreman (aquele do grill);- Blog de uma empresa de doces de Riberão Preto.

Fonte:
Schittine, Denise. Blog: Comunicação e escrita íntima na internet. São Paulo: Civilização Brasileira, 2004.

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